Antes de falar sobre claves, pautas, notas, etc., é importante primeiro falar brevemente de onde surgiu a música e um pouco sobre suas características. Baseado nisso vamos falar sobre alguns assuntos importantes para que se tenha uma boa base inicial da teoria musical.
Para você o que é música?
Enquanto você reflete um pouco sobre o que é música vamos falar um pouco sobre as origens da música, mas de forma sintetizada.
Evidências arqueológicas sugerem que seus primórdios remontam da pré-história e existem evidências de que os primeiros instrumentos musicais eram a flauta e instrumentos de percussão. Não da forma como conhecemos hoje. A flauta, por exemplo, eram rudimentares esculpidas em ossos e a percussão com pedras e madeiras, onde estimasse que essas evidências seriam de aproximadamente 40.000 anos atrás. Ao longo do tempo a música foi evoluindo até chegar os tempos atuais. Sugiro fortemente que você leitor, pesquise mais profundamente sobre a origem da música e dos instrumentos musicais.
Antes de definir o que é música vamos falar sobre o conceito de arte.
De acordo com o livro Teoria da Música, 4ªa edição de Bohumild Med, arte definida por a revelação do belo e pode ser dividida em três partes: artes visuais (ou artes plásticas), artes sonoras e artes combinadas. Vamos explicar cada uma.
Artes visuais: é a arte cuja percepção é visual, imediata e completa.
Exemplos: esculturas, pinturas, arquitetura, etc.
Artes sonoras: é a arte cuja percepção é auditiva e sequecial.
Exemplo: música.
Artes combinadas: seria a combinação das artes visuais e sonoras.
Exemplo: cinema, ópera, etc.
Agora que sabemos o que é arte, finalmente vamos ver algumas definições para música.
Música pode ser definida como uma forma de arte que utiliza sons organizados em padrões temporais para expressar ideias, emoções e sensações.
Outra definição de música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo.
O que vamos estudar é a teoria da música que trata-se de qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. E é importante compreender e saber analisar porque vamos precisar ler partituras constantemente. A música é uma linguagem universal justamente porque as partituras que são lidas e interpretadas aqui no Brasil são lidas e interpretadas normalmente em outros lugares do mundo.
A música é composta por melodia, harmonia, contraponto e ritmo.
Melodia: é o conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva.
Harmonia: é o conjunto de sons dispostos em ordem simultânea.
Contraponto: é o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea.
Ritmo: ordem e proporção em que estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia.
Sugiro pesquisar exemplos na internet.
Nós já entendemos que música é a arte de combinar os sons, mas o que seria som?
Som é a sensação produzida no ouvido pelas vibrações de corpos elásticos. Para se produzir som precisa que se tenha vibrações. As ondas sonoras tem esse nome "ondas" não em vão, pois o som se propaga em ondas. Cada nota tem uma frequência de vibrações sonoras diferentes e nós utilizamos desta percepção para conseguir afinar os instrumentos.
Existem vibrações regulares que produz sons de altura definida. Em sala de aula demos exemplos do som de instrumento.
E existem vibrações irregulares que não produz sons de altura definida. Em sala de aula demos exemplos de instrumentos de percussão, que embora tenham ritmo não tem uma altura de vibração definida. E por esse mesmo motivo que em uma pauta (mais para frente vocês vão saber do que se trata) as partituras de percussão estão todas na mesma altura, diferentemente de partituras de instrumentos de sopro, corda, etc.
Eu combinei de na próxima aula falar sobre as características do som antes de entrar nos assuntos de notas e pautas, então é importante que me lembrem.
Até a próxima!
Acessem nosso canal e grupo do Telegram nos links abaixo:.
Canal do Telegram
Grupo do Telegram
Para você que já entende um pouco mais de música, é professor de crianças, é pedagogo, ou está iniciando o estudo da música e quer usar partituras mais simples segue abaixo o link de uma indicação minha para você adquirir um e-book.
O e-book Crianças e música: Canções e atividades músicais.

Comentários
Postar um comentário